A Black Friday se aproxima, e com ela, uma série de histórias que demonstram que a essência da data se perdeu, tornando-se mais um aproveitamento do estado de ansiedade do consumidor, do que uma estratégia para redução de estoques.
Na “Black Friday”, ou “Sexta-feira Negra”, não se comemora propriamente nada. É apenas uma data comercial que cai na sexta-feira logo após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.
No calendário de festividades americanas, o Thanksgiven Day, ou Dia de Ação de Graças, além de uma das datas mais importantes para as famílias norte-americanas, sendo um dia de orações e de gratidão a Deus, marca o início do período de compras para o Natal.
Onde surgiu
Não se sabe ao certo como ou onde surgiu a expressão Black Friday. Alguns consideram que a data surgiu em meados da década de 1960, quando comerciantes colocavam à venda produtos ultrapassados a preços baixos, com a finalidade de reduzir estoques e abrir espaço para produtos de temporada e linhas mais atuais.
A Black Friday acontece imediatamente após o Dia de Ação de Graças, que é sempre comemorada na última quinta-feira do mês de novembro.
Como já é de praxe, a Black Friday ocorrerá na quarta sexta-feira de novembro (dia 27/11), com uma grande expectativa de participação dos consumidores, e crescimento no volume de vendas e faturamento.
Black Friday no mercado varejista
O mercado a considera uma das mais importantes datas comerciais, superando até mesmo os números do Natal, notabilizando-se pela venda com desconto de produtos eletrônicos, eletrodomésticos e brinquedos. Atualmente, peças de vestuário, alimentação, transporte e até utensílios domésticos entram na farra.
Para os varejistas, as lojas chegam a abrir às 5h da manhã e fecham apenas quando os produtos tiverem acabado. Milhares de consumidores ávidos por descontos passam a madrugada em longas filas para poder pegar os melhores produtos oferecidos nas primeiras horas do dia.
Em razão do aumento do comércio eletrônico, mais e mais consumidores preferem as compras online. Diversos sites entram em contagem regressiva à meia-noite da quinta-feira para criar ainda mais expectativa nos consumidores.
Mas a Black Friday de 2020 será diferente dos anos anteriores. Pesquisa mostra novos hábitos de consumo criados durante o período de isolamento social; 80% vão utilizar o e-commerce para aproveitar os descontos da Black Friday 2020.
A Intimamente aderiu à tendência dos consumidores e também lançará uma página especial para a Black Friday para que os consumidores e clientes em geral consigam encontrar facilmente os produtos com melhor desconto. Você já pode conferir uma prévia em nossa página de SALE.
E o Cyber Monday?
O fenômeno da Black Friday instigou a criatividade do mercado. A partir dele foi criado também o Cyber Monday, que é destinado apenas às compras online. Ela ocorre na semana seguinte à Black Friday, mas não está nem perto do poder econômico e midiático da data principal.
Mais de 20 países implementaram a Black Friday. O Brasil é um deles. A data comercial é registrada também na Austrália, Canadá, China, Índia, Japão, México, Nova Zelândia, Paquistão, Reino Unido, Rússia e outros. Alguns consumidores preferem viajar até os Estados Unidos para participar dessa festa do consumismo, o que acaba também sendo um incremento para outros mercados, tais como hoteleiro, gastronômico etc.
No Brasil a expectativa não é diferente. Milhares de consumidores aguardam a data ansiosamente. O mercado também. Especialmente em tempos de recessão, a Black Friday brasileira se tornou uma data de importante aumento das vendas. Não à toa, nos shoppings centers a expressão é absolutamente comum. Promoções são anunciadas semanas antes da grande data e, por vezes, se estendem nos dias e semanas seguintes.
Neste Black Friday da Intimamente, teremos um mix de produtos selecionados a dedo. Uma oportunidade de compra com desconto digna de Black Friday. Aproveita!!!
Novas tendências: como será a Black Friday 2020?
O mundo hoje é bem diferente de como era há um ano atrás. Os índices de venda do ano passado já não são mais suficientes para montar as estratégias da Black Friday 2020, que ocorrerá em meio a uma pandemia e à escalada do comércio eletrônico.
Uma pesquisa de uma empresa de tecnologia global entrevistou 13 mil consumidores e 14 mil varejistas em todo o mundo para identificar as novas tendências de comportamento do consumidor.
Comprar através de aplicativos é outra tendência. De acordo com a pesquisa, houve um aumento de 3% nas transações em comparação com o período antes das medidas de distanciamento social.
Os brasileiros estão descobrindo novas lojas, novas formas de comprar e aumentando a diversidade de produtos que adquirem. Entre as novas tendências que emergem estão os produtos fitness e móveis para o home office. Mas sobretudo, podemos destacar o aumento na procura por roupas confortáveis, roupas de dormir e acessórios. Pijamas são o grande destaque!
Fontes:
Este artigo foi originalmente publicado em 30 de Outubro de 2019 e atualizado em 11/11/2020.
Uauuu. Super descontos na loja pra esse Black Friday. Eu quero!